Amarante

Salvador do Monte

 

Salvador do Monte é uma freguesia que encerra um conjunto harmonioso de passado histórico, bem visível em diversos locais, de riqueza etnográfica, de tradições milenares e de beleza paisagística, onde se destacam os vales e as encostas do rio Tâmega e do rio Ovelha. É uma freguesia com características marcadamente rurais, onde se distingue a exploração agrícola, especialmente a vinícola. No entanto, começa a ser visível a influência dos centros urbanos, sendo possível encontrar empreendimentos industriais.

 

Destaca-se um tecido associativo relevante de base comunitária, sendo evidenciado o trabalho cooperativo das associações em prol da revitalização do património e tradições da freguesia. Ao longo dos anos, isolada ou concertadamente, as associações locais organizam um conjunto de atividades cujo principal foco é a valorização da riqueza histórica, patrimonial e natural da freguesia, reforçando a identidade da sua população.

 

Merece destaque o trabalho do Grupo de Jovens Saltaricos do Outeiro, do Sport Clube Salvadorense, do Rancho Folclórico, da Associação de Pais e Amigos da Escola Básica e Jardim de Infância de Salvador e dos Amigos do Rio Ovelha.

 

Efetivamente, estas associações locais na área da cultura, desporto, juventude e educação atuam em estreita colaboração com a junta de freguesia local na dinamização da freguesia e na intervenção comunitária. Assumem-se como agentes locais fundamentais para a implantação de projetos comunitários de combate ao isolamento e desertificação, assentes numa perspetiva intergeracional entre idosos e jovens. É reconhecida a capacidade de mobilização destas associações na organização de eventos que valorizam o património cultural e natural da freguesia.